quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pizza de sobras

Outro dia sai cedo e fui ter com uma amiga que me pediu para fazer uma pizza para a jantar, ela é louca por pizzas e fiz essa com sobras de fim de mês. Bati a massa ainda cedo, fui a minha casa, e ao fim da tarde voltei para terminar o serviço. Não é que a massa ficou boa, estava era um tanto alta, mas calquei com as mãos e ela ficou boa. Aqui vai a receita.
Essa é uma massa que gosto muito de fazer é fácil e simples, eu uso medida somente para a farinha mas o resto não uso medida coloquei aqui para se ter uma ideia do quanto leva cada ingrediente.



Para a massa:
300g de farinha de trigo
6g de açúcar 2g
6g de fermento
6g de sal
18 mil de manteiga ou óleo se preferir (utilizo manteiga para a massa ficar bem crocante, óleo deixa a massa macia)
210ml de água (ou até desprender da batedeira)

Utilizei para o recheio dessa pizza as sobras de tudo que encontrei no frigorífico, um resto de molho de tomate que a Bela fez para uma macarronada (a base de tomates triturados com cebola, pimentos e pimenta preta), fiambre, pimentão fatiado, cebola picada, cogumelos, camarão, delicias do mar (também conhecidas por kani), azeitonas e queijo para essa utilizei três tipos de queijos misturados (parmesão, edamer, mussarela) e ricota.

Numa batedeira coloquei todos os 05 primeiros ingredientes e liguei a batedeira para misturar.
Com a batedeira ligada, coloquei aos poucos a água. Enquanto batia por aproximadamente 10 minutos até formar uma massa lisa e solta na batedeira, não muito mole.
Formei uma bolota e coloque numa assadeira redonda própria para pizza e deixei crescer por 30 minutos.
Abri a massa de forma a cobrir toda a assadeira.
Dica: quanto mais tempo a massa ficar coberta para crescer melhor fica a massa.

Com a massa já finta, abri de modo a cobrir toda a assadeira e com uma bordinha um pouco alta para conter bem todos os ingredientes, liguei o forno para esquentar a 200ºC.

Em ordem coloquei todos os ingredientes de modo que cobrissem toda a massa sem saltar a borda - o molho de tomate, o fiambre, o pimentão fatiado, a cebola picada, um pouco da mistura de queijo, cogumelos, camarão, salpiquei a ricota por cima e coloquei as azeitonas e as delicias do mar.

Coloquei para assar por 40 minutos. O tempo de assar depende do recheio, para essa que fica muito alta deixei no forno pouco mais de 50 minutos, isso porque gosto da pizza um pouco tostadinha.

1 comentário:

De cozinha em cozinha disse...

Bom dia Rita,
Sobrou alguma fatia dessa pizza?
Obrigada pela visita no meu blogue. Quanto ao Kefir: o meu foi-me dado pela minha mãe e já dei algum para outras pessoas também. Já vi alguns sites com indicações de pessoas que têm kefir para dar. Também pode encontrar nas lojas "Celeiro", não sei se tem alguma perto de si. Pelo menos aqui em V. N. de Gaia já perguntei e disseram-me que é só fazer a encomenda, tê kefir de leite e de água e é gratuito. Como já vi esta indicação noutros blogues presumo que o possa encomendar em qualquer loja do país.
mais alguma questão em que possa ajudar, não hesite.
Beijinhos